A renovação da frota, a inauguração de um novo terminal de passageiros e a ampliação de serviços beneficiaram diretamente a população da capital. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) celebra avanços importantes no transporte coletivo ao longo de 2024 em meio a tantos desafios do setor. A renovação da frota, a inauguração de um novo terminal de passageiros e a ampliação de serviços beneficiaram diretamente a população da capital paraibana. Para 2025, as perspectivas são de continuidade dos investimentos e de novos avanços para o setor.
Frota renovada: João Pessoa tem a 3ª frota mais nova do Nordeste
Em setembro, as concessionárias entregaram mais ônibus zero quilômetro, tanto “Geladinho”, como ônibus convencionais – todos equipados com wi-fi gratuito e plataformas de acessibilidade, proporcionando mais inclusão e conectividade aos passageiros.
A substituição dos veículos antigos consolidou João Pessoa como a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste. Desde 2023, a população da cidade recebeu 120 novos ônibus, dando seguimento ao compromisso de renovação da frota do transporte coletivo.
Vista aérea da Lagoa durante entrega de ônibus novos.
Ascom Sintur-JP
Novo Terminal de Passageiros da Lagoa eleva qualidade do serviço
Em julho, o Novo Terminal de Passageiros da Lagoa foi entregue, fruto de uma parceria entre o Sintur-JP e a Prefeitura Municipal. Com a área coberta ampliada de 209 para 640 metros quadrados, o terminal oferece mais espaço, conforto e comodidade para os cerca de 120 mil passageiros que circulam diariamente pelo local.
Foram instalados bancos em alvenaria e cerâmica em quatro pontos de embarque e desembarque. Além disso, a redistribuição das linhas que circulam por aquele Terminal resultou em maior agilidade e eficiência operacional.
Ampliação da integração temporal
Desde novembro deste ano, os passageiros de João Pessoa contam com uma ampliação na integração temporal. O tempo para troca de linhas de ônibus, que era de 60 minutos, passou a ser de 90 minutos, garantindo maior flexibilidade aos usuários do transporte coletivo.
A integração é realizada por meio do cartão NuBus, um produto do Sintur-JP, que facilita o acesso ao serviço sem a necessidade de deslocamento até os terminais físicos. Essa modernização é um marco na história da bilhetagem eletrônica na capital, implementada em 2006.
“Geladinho” completa um ano de operação com aprovação popular
O serviço “Geladinho”, que alia conforto e tecnologia, completou um ano de operação em dezembro de 2024, com resultados expressivos. Equipados com ar-condicionado e wi-fi gratuitos, os ônibus executivos realizaram 36 mil viagens em um ano, transportando mais de 1,6 milhão de passageiros.
As linhas do “Geladinho” atendem bairros das zonas norte e sul, como Valentina de Figueiredo, Geisel e Mangabeira, consolidando-se como uma opção prática e confortável para os moradores.
Desafios para 2025: custos elevados do serviço
Segundo o Sintur-JP, um dos principais desafios para o setor em todo o país é a escalada dos custos do serviço e providências urgentes precisam ser implementadas para que a população não arque sozinha com esta conta
“O transporte coletivo urbano é um serviço essencial e merece políticas públicas que assegurem sua qualidade e sustentabilidade financeira. Subsídios diretos ou indiretos, isenção de impostos municipais, estaduais e federais são exemplos de providências que vários municípios pelo país já adotaram para mitigar o valor da tarifa pública, que é paga pela população. tornando as tarifas mais acessíveis, beneficiando a população”, destaca Isaac Moreira, representante do Sintur-JP.
Com foco na melhoria contínua, o Sintur-JP reafirma seu compromisso com a modernização do transporte coletivo de João Pessoa e com a busca de soluções que garantam mais qualidade e eficiência para os passageiros.
Sintur-JP destaca avanços no transporte coletivo de JP e destaca desafios
Adicionar aos favoritos o Link permanente.