Medicina é a carreira mais desejada entre estudantes da rede estadual da Paraíba


Levantamento realizado nas escolas da rede estadual paraibana mostra que mais de 3.000 estudantes sonham em cursar medicina. Grande maioria dos estudantes ouvidos na presquisa querem fazer medicina
Unipar
Medicina é a carreira mais almejada entre os estudantes da rede estadual da Paraíba. O dado é da pesquisa ‘Dashboard dos Sonhos’, que ajuda a compreender os desejos dos alunos para o futuro e também a planejar ações para aproximá-los dos seus objetivos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, a pesquisa contou com a participação de 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais.
Segundo os dados, mais de 2,4 mil estudantes, ou seja, 10,5% dos participantes, desejam seguir carreira na medicina, seguidos por 6,1% que aspiram ser jogadores de futebol e 6% que querem ser advogados.
Severino Joaquim dos Santos Neto, estudante da Escola Cidadã Integral Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em Mamanguape, tem 17 anos e está entre os que sonham sem ser médico. Ele, que está cursando o 2° ano do Ensino Médio, conta que a vontade surgiu aos 7 anos, quando ficou doente e percebeu o papel que os médicos desempenhavam.
“Eu via que os médicos ajudavam as pessoas a ficarem melhores e aquilo que foi mexendo comigo. Outro fator foi quando minha mãe começou o [curso] técnico em enfermagem, que também faz parte da área da saúde”, conta Joaquim, ao falar sobre como o sonho de ser médico surgiu.
Joaquim deixa claro que não há mistério no motivo por trás da sua vontade de cursar medicina. “Quero seguir na área da saúde para cuidar das pessoas, mas não só isso. A medicina é amar o próximo e se colocar no lugar dos outros”, confessou.
Severino Joaquim dos Santos Neto acredita que todo sonho é possível.
Severino Joaquim/Arquivo Pessoal
Para concretizar o sonho de ser médico, Joaquim conta que mantém uma rotina de estudos para se preparar para o Enem e realiza todo final de bimestre o simulado aplicado pela escola
Apesar de ter consciência do quão difícil é o caminho até passar em uma universidade pública para cursar medicina, Joaquim é otimista “Por mais que a medicina seja um sonho grande e difícil , devemos ter em nosso pensamento que todo sonho é possível”, afirma.
Sonhos pessoais
Quando questionados sobre sonhos pessoais, os alunos destacaram o desejo de ter uma casa própria (29,8%) e o de presentear a família com uma casa nova (17,4%), além do desejo de viajar para o exterior, citado por 10,3% dos participantes.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *