Eduardo conta como foi o processo de preparação para a prova e dá dicas de como se dar bem em matemática no Enem. Eduardo Suassuna Oliveira, de 18 anos, tirou nota máxima em matemática no Enem 2024
Eduardo Suassuna/Arquivo Pessoal
Eduardo Suassuna Oliveira, estudante paraibano de 18 anos, atingiu a nota máxima em matemática no Enem 2024. O resultado não foi por acaso: o jovem sempre foi apaixonado pela disciplina e deixa bem claro que a prática das questões nunca foi um sacrifício – muito pelo contrário, ele encontrava divertimento na atividade e encontrava nela um modo de desafiar a si mesmo.
“Sempre adorei matemática, a forma como ela é uma linguagem e um sistema que te questiona e te motiva a querer aprender cada vez mais, além de ser bastante divertida. Acho que muito do resultado [do Enem] é consequência desse sentimento, sempre foi algo que gostei muito de estudar e achava bem legal resolver as questões”, afirma Eduardo.
O paraibano, que terminou o ensino médio em uma escola particular de Campina Grande, fala que o processo de preparação para a prova foi tranquilo por causa da rede de apoio que teve ao lado. No entanto, não nega que houve momentos em que cobrou muito de si mesmo, abrindo mão de atividades de sua rotina e de horas de sono.
“No quesito de ter que abrir mão de algo, eu sinto que foi mais por exigir muito tempo e atenção de mim, praticamente deixei a academia de lado e muitas vezes ficava estudando até bem tarde”, conta.
Dicas para quem quer se dar bem em matemática
De acordo com Eduardo, que atingiu a pontuação de 961,9 em matemática, reconhecer o padrão das questões da prova e se manter afiado na resolução é crucial para um bom desempenho. Ele acredita que a prática possibilita sempre descobrir novas formas de fazer a mesma questão, de forma mais rápida e simplificada.
“Matemática na forma abordada pela prova é uma questão de prática. Reconhecer o padrão das questões e otimizar a forma de resolvê-las é crucial na hora da prova pelo fato de existir a parte de natureza no mesmo dia, que é bem cansativa também. Minha dica é: prática”, aconselha o estudante,
O jovem, que quer cursar medicina, diz ainda que outra regra de ouro para se dar bem na prova é manter a organização nos estudos e equilibrar a rotina entre o lazer e a preparação para o Enem.
“Com organização tudo se torna possível. […] O lazer também é algo indispensável para mim, para poder regenerar as energias e descontrair durante um processo desgastante como o Enem”, revela.
VÍDEOS: Lá vem o Enem
Estudante nota máxima em matemática no Enem 2024 se divertia enquanto estudava: ‘Legal resolver as questões’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.